sábado, 30 de março de 2013

Feliz Páscoa!



Desejo a todos uma Feliz Páscoa.
Para além de crenças, ou de formas de celebração
para que aquilo em que acreditamos
e o nosso renascer
não nos abandone nunca.
E sobretudo nesta época
em que a Terra e a Natureza
despertam para uma nova vida.

Com carinho:

Feliz Páscoa! abraços
Buona Pasqua! abbracci
Feliz Pascua! abrazos
Joyeuses Pâques! câlins
Happy Easter! hugs
Frohe Ostern! umarmung
Hyvää Pääsiäistä! halauksia
Καλό Πάσχα! αγκαλιές
...
Maria

"Eostre, Ostara, deusa da fertilidade, do renascimento, deusa da aurora, da Primavera, da ressurreição da Terra, na mitologia nórdica e anglo-saxónica.
Os festivais da Primavera na mitologia nórdica relacionam-se com Frigg ou Frigga (Deusa-Mãe, esposa de Odin), com Eos (deusa grega do amanhecer), Astarte (deusa fenícia) ou, ainda, Ishtar (deusa babilónica).

Dos cultos pagãos nasceu a Páscoa, Pessach do hebraico; Pascha em latim; Πάσχα (Páskha) do grego; Pasqua em italiano; Pascua em espanhol; Pâques do francês; Páskar do islandês; Easter em inglês; Ostern em alemão ...

A festa da Páscoa passou a ser um evento religioso cristão após a última ceia de Jesus Cristo com os Apóstolos, na Quinta-Feira Santa. Depois da sua morte, por crucificação (na Sexta-Feira Santa), celebra-se a ressurreição de Cristo (no Domingo).
Um ritual de passagem da morte para a vida.


O Domingo de Páscoa é determinado pelo antigo sistema de calendário lunar, que o coloca no primeiro domingo, após a primeira Lua Cheia do Equinócio da Primavera, no Hemisfério Norte, ou do Outono, no Hemisfério Sul."

Em 2013, o Equinócio foi no dia 20 de Março e a primeira Lua Cheia, depois dele, ocorreu neste último dia 27. Por isso festejamos a Páscoa amanhã, dia 31 de Março, Domingo.

"Os antigos povos nórdicos comemoravam o Festival de Eostre (nome da Deusa) no dia 30 de Março.

Segundo a lenda e a tradição pagã, a Deusa, sempre rodeada de crianças, transformou um pássaro em lebre, para sua grande alegria.
Com o tempo, porém, a lebre ficou infeliz pois já não podia voar nem cantar.
Tentando desfazer o encantamento, a Deusa não o conseguiu. Esperou então até o Inverno passar, uma vez que nesta estação do ano o seu poder diminuía.

Assim o pássaro ficou lebre até que a Primavera chegou...

A Deusa conseguiu então transformar a lebre novamente em pássaro. Agradecido, o pássaro pôs ovos em sua homenagem, pintou-os e distribuiu-os pelo mundo.
Ficou assim a tradição de se oferecerem ovos decorados na Páscoa, costume que veio até aos nossos dias.


A lebre é muito conhecida pelo seu poder gerador e o ovo é símbolo de fertilidade e vida.
Dizia-se que se deviam pintar os ovos com símbolos equivalentes aos nossos desejos, mas um deveria ser enterrado, como presente para a Mãe-Terra. É o Ovo Cósmico da Vida, a fertilidade da Mãe-Terra.


E desde então, a Lebre de Eostre pode ser vista na Lua Cheia para relembrar às pessoas as consequências do "acto de interferir no livre-arbítrio de alguém".


 


Mais info:

Observatório Astronómico de Lisboa:
Domingo de Páscoa
Wikipedia:
Páscoa  Pessach  Mitologia Nórdica  Eostre  Ostara  Eos  Astarte  Ishtar  Frigga 
                                                                   Maria, 30-03-2013 / 19-04-2019 (Act.)

Sem comentários:

Enviar um comentário