quinta-feira, 21 de março de 2013

Contigo... Sebastião



Hoje, Dia Mundial da Poesia, 
e sempre, 
dar-me inteiramente:

O Poeta beija tudo, graças a Deus... E aprende com as coisas a sua lição de sinceridade... E diz assim: É preciso saber olhar...E pode ser, em qualquer ideia, ingénuo como as crianças, entusiasta como os adolescentes e profundo como os homens feitos... E levanta uma pedra escura e áspera para mostrar uma flor que está por detrás...E perde tempo (ganha tempo...) a namorar uma ovelha... E comove-se com coisas de nada: um pássaro que canta, uma mulher bonita que passou, uma menina que lhe sorriu, um pai que olhou desvanecido para o filho pequenino, um bocadinho de sol depois de um dia chuvoso... E acha tudo importante... E pega no braço dos homens que estavam tristes e vai passear com eles para o jardim... E reparou que os homens estavam tristes... E escreveu uns versos que começavam desta maneira: «O segredo é amar...».


(...) Viajo para povoar a minha solidão da paisagem que vou vendo e para conhecer mais gente que mereça a pena... Faço o possível por meter-me com os outros, mas não é uma aproximação tagarela... quero é descobrir o coração dos que vão comigo, senti-lo bater. (...) Andamos no mundo quase todos como se fôssemos desconhecidos uns dos outros: quero Amor, quero a mesa aberta, quero a sinceridade e o abraço. Quero estar à mesa do pobre, sem ser por atitude calculada, antes porque o coração mo pede; quero estar à mesa do rico à minha vontade. Quando o pobre não percebeu isto, eu saí; saí, quando o rico não percebeu isto.

(Sebastião da Gama, Professor e Poeta, in "Diário". Obras Completas de Sebastião da Gama, Vol.I; Coord. J.R.Ribeiro. Editorial Presença: 1ª edição, Lisboa, Fevereiro, 2011; pp.78-79

(Maria, 21-03-2013)

Sem comentários:

Enviar um comentário